Cada grupo escolhe um conto clássico e a partir dele elabora um jogo e um modelo de livro, no caso o escolhido foi "O mágico de Oz" e o jogo foi um jogo de tabuleiro onde a criança pode passear pelos pontos principais da história ajudando Dorothy a voltar pra casa, jogo da velha trabalhando formas e cores, dedoches para trabalhar com reconto. A nossa caixinha contou ainda com livro sensorial e interativo pra professora contar a história para os alunos através das cenas. DVD do filme e avental para contação de histórias.
As caixinhas produzidas são doadas a instituições de ensino, sociais e de saúde.
Projeto Caixinhas Encantadas
O
Mágico de Oz
Justificativa:
O conto aborda questões de amizade e
superação e por meio dele pretende-se que a criança trave relações com esse
tema do ponto de vista reflexivo e
prático por meio da ludicidade pode-se levantar questões como: ¨ Qual o valor
da amizade?¨, ¨ Eu preciso do outro para resolver os problemas da vida? ¨do
ponto de vista prático trabalharemos com reconto da história por meio de
dedoches no cenário proposto pela caixinha.
O
livro sensorial permitirá a criança passear pela história com os personagens e
no jogo de tabuleiro é possível conhecer os pontos principais da história de forma lúdica e divertida. Ainda
no proposto dos jogos, o jogo da velha trabalhará a relação de formas e cores.
Tendo
em vista os conflitos éticos e morais que a sociedade enfrenta atualmente é que
se justifica o presente projeto que propõe para além da apreciação de obra literária,
o contato com temas transversais.
Objetivos
Gerais:
ü Despertar
valores de amizade e solidariedade;
ü Despertar
sensibilidade á leitura;
ü Entender
os princípios éticos nas relações humanas;
ü Praticar
as relações interpessoais de forma a construir vínculos de respeito ao próximo;
ü Compreender
conceitos de formas e cores e do maior e menor.
Objetivos Específicos:
ü Apreciar
a obra literária ¨ O Mágico de Oz ¨ ;
ü Conhecer
a estrutura narrativa;
ü Experimentar o fazer artístico;
ü Conhecer
formas e cores;
ü Trabalhar
com conceitos numéricos de maior e menor.
Conteúdo:
ü Leitura
e produção de texto;
ü Conceito
numérico de maior e menor;
ü Conceito
de formas e cores;
ü Ética
e relações humanas.
Metodologia:
ü Aulas
expositivas;
ü Trabalhos
em grupo;
ü Trabalhos individuais.
Técnicas/ estratégias
ü Contação
de histórias;
ü Dramatização
com dedoches;
ü Desenhos.
Recursos didáticos:
ü Giz;
ü Lousa;
ü Cartolina;
ü Tintas;
ü Sulfite;
ü Aparelho
de som;
ü Projeção
de vídeos.
Avaliação
Ao longo do processo os
alunos serão avaliados nos trabalhos em grupo, produção de cartazes sobre o
tema e trabalhos individuais através da elaboração de reconto.
Referências:
L.FRANK BAUM, O
Mágico de Oz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário