domingo, 15 de maio de 2016

Livro: Alfabetização e Letramento - Magda Soares




            Alfabetização e Letramento reúne diversos artigos sobre os temas título, publicados pela professora Magda Soares. O livro propõe uma releitura desses artigos no sentido de revisitá-los contextualizando-os com a atual situação dos temas discutidos no Brasil, apontando o que temos de novo e o que já foi ou está sendo superado por meio de notas introdutórias e pequenos textos nas margens.
            Os diversos artigos conceituam o que é alfabetização e letramento e passeiam pela história dos mesmos no Brasil divididos em três partes, sendo:
Parte I – Concepções.
            Versando sobre as diversas faces da alfabetização, a relação da língua escrita com a sociedade e a cultura, seus impactos, a busca da qualidade na alfabetização levantando o questionamento sobre o conceito de qualidade no que tange as questões que envolvem o tema proposto, alfabetização e cidadania esclarecendo as relações sobre a prática da língua escrita e a cidadania abrindo terreno para falar de letramento quando a autora afirma que não é preciso ter domínio do sistema de escrita para ser cidadão, pois ser cidadão é atuar politicamente na sociedade e isso pode ser conquistado por um não alfabético.
Parte II – Práticas.
            Esses artigos apontam para questões do uso da língua escrita, da produção textual, de novas perspectivas do ensino da língua portuguesa e o choque entre a norma culta e a língua usada pelos alunos na escola, alunos que compõem uma determinada comunidade. Também aqui podemos ver o letramento no uso social que cada um faz dessa língua escrita dentro dos papéis e dos lugares que ocupa na sociedade.
Parte III – Articulando Concepções e Práticas.
            Por fim, no último artigo, Magda Soares discute sobre Paulo Freire e sua contribuição para a alfabetização, afirmando que este propôs muito mais do que um método de alfabetização, mas uma nova concepção que traz um novo olhar sobre o como, o porquê e o para quê se alfabetiza, trazendo contextos sociais e propondo para além da codificação/decodificação a reflexão e a transformação social.



Referências

Magda Soares – Alfabetização e Letramento, editora contexto, 2015.







Nenhum comentário:

Postar um comentário