domingo, 15 de maio de 2016

Projeto de Leitura e Escrita - Bullying

BULLYING


PROJETO DE LEITURA E ESCRITA



Pedagogia-2° Semestre B

Orientadores
Profªs: Marina P. Fortunato (Didática)



Maria Cecília Jorge (Gestão Escolar)

1. JUSTIFICATIVA
                                                                                                                                              “A escola enquanto agência social explicitamente encarregado de promover o aprendizado das crianças e jovens da sociedade letrada tem um papel essencial na promoção do desenvolvimento psicológico dos indivíduos”.
Marta Kohl de Oliveira em Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. Editora Scipione (ano 1997)
A escola, como o acima exposto, é local de aprendizado e convívio social, porém para que ambos caminhem de forma saudável tendo um impacto benéfico na formação de crianças e jovens, é necessário dialogar sobre os conflitos que surgem neste convívio.
Nesta perspectiva o presente projeto aborda o tema bullying, que além de presente nas escolas, está presente em todos os locais onde existe o convívio social. A urgência em discutir a questão é justamente a de apontar caminhos para quem é vítima e orientar quem é o agressor, descobrir de onde vem o problema a partir da discussão das causas aparentes, propondo o diálogo para resolução do conflito e promoção da cultura de paz.
Através da leitura e pesquisa os alunos desenvolverão obra teatral para apresentação na comunidade, trazendo as inquietações para a pauta de discussão.
O projeto vai além do seu tema, propondo também a apreciação de obra literária, incentivo a leitura e a pesquisa no meio social, contextualizando o tema trabalhado, bem como a criação de obra literária e artística , desenvolvendo sua capacidade de critica e autonomia.
BRASIL. Decreto 8069/90 de 13 de julho de 1990
Art. 17 diz: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais”.
(Estatuto da criança e do adolescente), pag. 36.
Disponível em: WWW.jusbrasil.com.br
            Sendo assim o projeto se justifica pelo acima exposto e pelo compromisso da escola em formar não só o aluno, mas também o cidadão consciente.
2. OBJETIVO

2.1 GERAL
  • ·        Formar cidadãos conscientes que respeitem as diferenças e o espaço do outro.


2.2 ESPECÍFICOS
  • ·        Apreciar obra literária;
  • ·        Criar textos com base na obra;
  • ·        Pesquisar junto aos familiares e a comunidade as várias formas de bullying;
  • ·        Produzir material estético que dê significado às inquietações propostas pela obra criada coletivamente;
  • ·        Entender o que é fenômeno bullying.




33.  METAS

Para atingir os objetivos propostos, afirmamos as seguintes metas:
  • ·        Atingir 100% dos alunos do 5º da escola com o projeto;
  • ·        Trabalhar a leitura e produção de texto, bem como criação artística ao longo de 18 encontros (aulas).

4. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

O projeto tem como base os parâmetros estabelecidos pela pedagogia crítica, onde o ensino está centrado na formação do homem e consequentemente na transformação da sociedade, entendendo que a escola e a comunidade estão inseridas num contexto social e que isso deve ser levado em consideração no processo de ensino-aprendizagem.
Como afirma Ilma Passos Alencastro Veiga, em seu texto – Didática uma Retrospectiva Histórica, ano. 1989, pag. 39
“Assim, o enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma pedagogia crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escola-sociedade, teoria­­-prática, conteúdo-forma, ensino-pesquisa, professor- aluno. Ele deve contribuir para ampliar a visão do professor quanto às perspectivas Didática-pedagógicas mais coerentes, com nova realidade educacional ao analisar as contradições entre o que é realmente o cotidiano da sala de aula e o ideário pedagógico calcados nos princípios da teoria liberal, arraigados nas práticas dos professores.”



5. PÚBLICO ALVO

 Alunos do 5º ano, crianças de 10 a 11 anos.

6. ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PROJETO

O projeto abrangerá a escola e a comunidade, os espaços utilizados serão: salas de aula, laboratório de informática e o pátio.

7. OPERACIONALIZAÇÃO

7.1 RECURSOS HUMANOS
·         Professor de Ensino Fundamental – Língua Portuguesa;
·         Professor de Informática;
·         Professor de Artes;
7.2 RECURSOS NÃO HUMANOS
·         Sulfites, tintas, pincéis, papel pardo, papelão, tecido, cola, tesoura, computador, impressora.
·         Livro - Bullying. O que fazer? Ricardo Brown - Ilustrações de Fabiana Salomão, Editora Paulus -2011.
·         Livro Na Minha Escola Todo Mundo é Igual – Rossana Ramos – ilustrações de Priscila Sanson Cortez – editora 2008


 8. METODOLOGIA

8.1 CRONOGRAMA
·          1º - Leitura e discussão da obra “na minha escola todo mundo é igual”
·          2º - Leitura da obra bullying o que fazer?
·          3º - Discussão sobre a obra, retirar os pontos principais da obra;
·          4º - Busca de dados na comunidade escolar;
·          5º - Relação da obra com os dados buscados;
·          6º - Elaboração do texto de espetáculo teatral;
·          7º - Escolha dos atores e 1º leitura;
·          8° - Revisão do texto;
·          9° - Ensaio;
·         10°- Ensaio;
·         11°- Ensaio;
·         12°- Criação de cenários e adereços
·         13°- Criação de cenários e adereços
·         14°- Criação de cenários e adereços
·         15°- Ensaio geral
·         16°- Ensaio geral
·         17°- Apresentação para a comunidade
·         18°- Avaliação dos alunos por meio de redação com o tema: “com esse projeto aprendi que...”.



9. AVALIAÇÃO

Serão observadas ao longo do projeto as capacidades interpretativas, de escrita e de relacionar situações dos alunos, bem como sua capacidade de organização estética na criação dos cenários que devem se relacionar com a obra criada por eles.
Ao final do projeto os alunos produzirão um texto onde devem relacionar as questões aprendidas sobre o projeto
  

10. PRODUTO FINAL

O projeto resultará em apresentação teatral para comunidade, o texto produzido pelos alunos ficará na escola para trabalhos futuros com outras turmas.

  
12. REFERÊNCIAS

Marta Kohl de Oliveira in Vygotsky – Aprendizado desenvolvimento um processo sócio histórico. Editora scipione ano1997
Estatuto da criança e do adolescente – ECA -Lei 8.069/90 Capitulo2 do direito a liberdade, ao respeito e a dignidade, artigo 17.
Bullying – o que fazer? Ricardo Brown- ilustrações -Fabiano Salomão Cortez Editora 2008.
Na minha escola todo mundo é igual-Rossana Ramos, ilustrações de Priscila Sanson Cortez-Editora.
Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos, Abril 2011.

Projeto Bullying 
Didática: Uma retrospectiva histórica- Ilma Passos Alencastro Veiga.



  

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