domingo, 15 de maio de 2016

Plano de aula para Brincadeira Cantada Cantiga de roda – “A canoa virou”.

Plano de aula para Brincadeira Cantada
Cantiga de roda – “A canoa virou”.


Professora Orientadora Lia Isabel Marques 

1. Público alvo
Educação infantil – crianças de 03 a 05 anos

2. Justificativa
O desenvolvimento da criança e a construção do conhecimento se dão na vivência e no contato com o outro. É nas relações sociais que a criança vai conhecer a sua cultura e assim construir a sua identidade.
            É por isso que o presente projeto propõe um contato com a cultura popular, cumprindo a função de um resgate folclórico ao trazer para o público da Educação infantil a brincadeira de roda “A canoa virou”.
            No ambiente criado por essa brincadeira, a criança desenvolverá ainda aspectos psicomotores, trabalhando a musicalidade, a oralidade e o movimento.

3. Objetivos

3.1 Gerais
  • ·         Resgatar a brincadeira cantada “A Canoa virou”;
  • ·         Valorização da cultura popular;
  • ·         Promover a interação Social.


3.2 Específicos
  • ·         Desenvolver a oralidade;
  • ·         Desenvolver coordenação motora (fina e ampla);
  • ·         Conhecer noções de ritmo e movimento;
  • ·         Conhecer conceitos de quantidade;
  • ·         Trabalhar a memorização;
  • ·         Experimentar os sons;
  • ·         Trabalhar regras.


4. Procedimento metodológico
  • ·         Roda de conversa (sondagem);
  • ·         Contação de história;
  • ·         Experimentação sonora;
  • ·         Estender o tecido no chão;

  • ·         Cantar a música;
  • ·         Cantar a música batendo palmas;
  • ·         Cada criança cola um peixe no tecido cantando a música;
  • ·         O professor coloca as regras da brincadeira;
  • ·         Levantar o Círculo e segurar o tecido juntos;
  • ·         Girar no sentido horário cantando a canção;
  • ·         Cada vez que uma criança for para o fundo do mar deve ficar embaixo do tecido movimentando os braços;
  • ·         O professor deve questionar onde tem mais crianças, na roda ou no fundo do mar;
  • ·         Quando tiver mais crianças no fundo do mar, começa a segunda parte da canção tirando as crianças do fundo do mar.


5. Recursos
  • ·         Aparelho de Som;
  • ·         CD com a música;
  • ·         Instrumentos musicais;
  • ·         Chocalhos Recicláveis;
  • ·         Tecido simbolizando o mar;
  • ·         Barquinhos de papel.


6. Avaliação
            Durante a brincadeira será avaliado a interação da criança, o respeito às regras e ao tempo do outro, se acompanha o ritmo da música e a memorização bem como possíveis dificuldades motoras.


7. Música

A canoa Virou
Braguinha


A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu jogava a Maria
No fundo do mar

Siriri pra cá,
Siriri pra lá
Maria é bela
E quer casar.

 2 º Parte

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava  a Maria
Do fundo do mar.


8. Referências

Referencial curricular para a Educação Infantil – MEC

















Um comentário: