Alfabetização e Letramento reúne
diversos artigos sobre os temas título, publicados pela professora Magda
Soares. O livro propõe uma releitura desses artigos no sentido de revisitá-los
contextualizando-os com a atual situação dos temas discutidos no Brasil,
apontando o que temos de novo e o que já foi ou está sendo superado por meio de
notas introdutórias e pequenos textos nas margens.
Os diversos artigos conceituam o que
é alfabetização e letramento e passeiam pela história dos mesmos no Brasil
divididos em três partes, sendo:
Parte I – Concepções.
Versando sobre as diversas faces da
alfabetização, a relação da língua escrita com a sociedade e a cultura, seus
impactos, a busca da qualidade na alfabetização levantando o questionamento
sobre o conceito de qualidade no que tange as questões que envolvem o tema
proposto, alfabetização e cidadania esclarecendo as relações sobre a prática da
língua escrita e a cidadania abrindo terreno para falar de letramento quando a
autora afirma que não é preciso ter domínio do sistema de escrita para ser
cidadão, pois ser cidadão é atuar politicamente na sociedade e isso pode ser
conquistado por um não alfabético.
Parte II – Práticas.
Esses artigos apontam para questões
do uso da língua escrita, da produção textual, de novas perspectivas do ensino
da língua portuguesa e o choque entre a norma culta e a língua usada pelos
alunos na escola, alunos que compõem uma determinada comunidade. Também aqui
podemos ver o letramento no uso social que cada um faz dessa língua escrita
dentro dos papéis e dos lugares que ocupa na sociedade.
Parte III – Articulando
Concepções e Práticas.
Por fim, no último artigo, Magda
Soares discute sobre Paulo Freire e sua contribuição para a alfabetização,
afirmando que este propôs muito mais do que um método de alfabetização, mas uma
nova concepção que traz um novo olhar sobre o como, o porquê e o para quê se
alfabetiza, trazendo contextos sociais e propondo para além da
codificação/decodificação a reflexão e a transformação social.
Referências
Magda Soares – Alfabetização e
Letramento, editora contexto, 2015.
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