Ela requer participação e diálogo entre a comunidade e a escola, o que nem sempre é tarefa fácil.
Neste post você vai encontrar as principais atribuições de um Conselho Escolar, sabendo quais são suas responsabilidades na escola.
Atribuições do Conselho
Escolar
- · Elaborar Regimento Interno do Conselho Escolar;
- · Coordenar o processo de discussão, elaboração ou alteração do Regimento Escolar;
- · Convocar assembleias-gerais da comunidade escolar ou de seus segmentos;
- · Garantir a participação das comunidades escolar e local na definição do Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar;
- · Participar da elaboração, execução e avaliação da Proposta Pedagógica na unidade escolar;
- · Participar do processo de construção do Plano de Ação da unidade escolar, acompanhar e avaliar a sua execução;
- · Promover relações pedagógicas que favoreçam o respeito ao saber do estudante e valorize a cultura da comunidade local;
- · Promover e incentivar o processo de integração escola-família-comunidade;
- · Participar da implementação de projetos e eventos culturais, científicos, pedagógicos e comunitários, de acordo com a Proposta Pedagógica e com o Plano de Ação;
- · Propor e coordenar alterações curriculares na unidade escolar, respeitada a legislação vigente, a partir da análise, entre outros aspectos, do aproveitamento significativo do tempo e dos espaços pedagógicos na escola;
- · Propor e coordenar discussões junto aos segmentos e voltar as alterações metodológicas, didáticas e administrativas na escola, respeitada a legislação vigente;
- · Participar da elaboração do calendário escolar, no que competir à unidade escolar, observada a legislação vigente;
- · Acompanhar a evolução dos indicadores educacionais (abandono escolar, aprovação, aprendizagem, entre outros) propondo, quando se fizerem necessárias, intervenções pedagógicas e/ou medidas socioeducativas visando à melhoria da qualidade social da educação escolar;
- · Apreciar os relatórios anuais da escola, analisando seu desempenho em face das diretrizes e metas estabelecidas;
- · Elaborar o plano de formação continuada dos conselheiros escolares, visando ampliar a qualificação de sua atuação;
- · Promover relações de intercâmbio com outros conselhos escolares;
- · Comunicar às autoridades competentes os procedimentos em desacordo com o Regimento Escolar e com as normas do Sistema Municipal de Ensino;
- · Divulgar amplamente reuniões com pauta definida para participação de todos os atores envolvidos;
- · Registrar em livro próprio suas reuniões e decisões e publicar em local visível as convocações, calendários, eventos e deliberações do Conselho.
Referências:
ü Caderno 1 – Conselhos Escolares:
Democratização da escola e construção da cidadania. MEC;
ü Cartilha Conselho de Escola. Governo
do Estado de São Paulo – Secretaria da Educação.
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