BULLYING
PROJETO
DE LEITURA E ESCRITA
Pedagogia-2° Semestre B
Orientadores
Profªs:
Marina P. Fortunato (Didática)
Maria
Cecília Jorge (Gestão Escolar)
1. JUSTIFICATIVA
“A escola enquanto agência social explicitamente
encarregado de promover o aprendizado das crianças e jovens da sociedade
letrada tem um papel essencial na promoção do desenvolvimento psicológico dos
indivíduos”.
Marta
Kohl de Oliveira em Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento um processo sócio
histórico. Editora Scipione (ano 1997)
A
escola, como o acima exposto, é local de aprendizado e convívio social, porém
para que ambos caminhem de forma saudável tendo um impacto benéfico na formação
de crianças e jovens, é necessário dialogar sobre os conflitos que surgem neste
convívio.
Nesta
perspectiva o presente projeto aborda o tema bullying, que além de presente nas
escolas, está presente em todos os locais onde existe o convívio social. A
urgência em discutir a questão é justamente a de apontar caminhos para quem é
vítima e orientar quem é o agressor, descobrir de onde vem o problema a partir
da discussão das causas aparentes, propondo o diálogo para resolução do
conflito e promoção da cultura de paz.
Através
da leitura e pesquisa os alunos desenvolverão obra teatral para apresentação na
comunidade, trazendo as inquietações para a pauta de discussão.
O
projeto vai além do seu tema, propondo também a apreciação de obra literária, incentivo
a leitura e a pesquisa no meio social, contextualizando o tema trabalhado, bem
como a criação de obra literária e artística , desenvolvendo sua capacidade de
critica e autonomia.
BRASIL. Decreto 8069/90
de 13 de julho de 1990
Art.
17 diz: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade
física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação
da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos
espaços e objetos pessoais”.
(Estatuto
da criança e do adolescente), pag. 36.
Sendo assim o projeto se justifica
pelo acima exposto e pelo compromisso da escola em formar não só o aluno, mas
também o cidadão consciente.
2. OBJETIVO
2.1 GERAL
- · Formar cidadãos conscientes que respeitem as diferenças e o espaço do outro.
2.2 ESPECÍFICOS
- · Apreciar obra literária;
- · Criar textos com base na obra;
- · Pesquisar junto aos familiares e a comunidade as várias formas de bullying;
- · Produzir material estético que dê significado às inquietações propostas pela obra criada coletivamente;
- · Entender o que é fenômeno bullying.
33. METAS
Para
atingir os objetivos propostos, afirmamos as seguintes metas:
- · Atingir 100% dos alunos do 5º da escola com o projeto;
- · Trabalhar a leitura e produção de texto, bem como criação artística ao longo de 18 encontros (aulas).
4.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O
projeto tem como base os parâmetros estabelecidos pela pedagogia crítica, onde
o ensino está centrado na formação do homem e consequentemente na transformação
da sociedade, entendendo que a escola e a comunidade estão inseridas num
contexto social e que isso deve ser levado em consideração no processo de
ensino-aprendizagem.
Como afirma Ilma Passos
Alencastro Veiga, em seu texto – Didática uma Retrospectiva Histórica, ano.
1989, pag. 39
“Assim,
o enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma pedagogia crítica,
é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar
escola-sociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, ensino-pesquisa, professor-
aluno. Ele deve contribuir para ampliar a visão do professor quanto às perspectivas
Didática-pedagógicas mais coerentes, com nova realidade educacional ao analisar
as contradições entre o que é realmente o cotidiano da sala de aula e o ideário
pedagógico calcados nos princípios da teoria liberal, arraigados nas práticas
dos professores.”
5. PÚBLICO ALVO
Alunos do 5º ano,
crianças de 10 a 11 anos.
6. ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PROJETO
O
projeto abrangerá a escola e a comunidade, os espaços utilizados serão: salas
de aula, laboratório de informática e o pátio.
7. OPERACIONALIZAÇÃO
7.1 RECURSOS HUMANOS
·
Professor de Ensino Fundamental – Língua
Portuguesa;
·
Professor de Informática;
·
Professor de Artes;
7.2
RECURSOS NÃO HUMANOS
·
Sulfites, tintas, pincéis, papel pardo,
papelão, tecido, cola, tesoura, computador, impressora.
·
Livro - Bullying. O que fazer? Ricardo Brown
- Ilustrações de Fabiana Salomão, Editora Paulus -2011.
·
Livro Na Minha Escola Todo Mundo é Igual
– Rossana Ramos – ilustrações de Priscila Sanson Cortez – editora 2008
8. METODOLOGIA
8.1
CRONOGRAMA
·
1º
- Leitura e discussão da obra “na minha escola todo mundo é igual”
·
2º
- Leitura da obra bullying o que fazer?
·
3º
- Discussão sobre a obra, retirar os pontos principais da obra;
·
4º
- Busca de dados na comunidade escolar;
·
5º
- Relação da obra com os dados buscados;
·
6º
- Elaboração do texto de espetáculo teatral;
·
7º - Escolha dos atores e 1º leitura;
·
8°
- Revisão do texto;
·
9°
- Ensaio;
·
10°- Ensaio;
·
11°- Ensaio;
·
12°- Criação de cenários e adereços
·
13°- Criação de cenários e adereços
·
14°- Criação de cenários e adereços
·
15°- Ensaio geral
·
16°- Ensaio geral
·
17°- Apresentação para a comunidade
·
18°- Avaliação dos alunos por meio de
redação com o tema: “com esse projeto aprendi que...”.
9. AVALIAÇÃO
Serão
observadas ao longo do projeto as capacidades interpretativas, de escrita e de
relacionar situações dos alunos, bem como sua capacidade de organização
estética na criação dos cenários que devem se relacionar com a obra criada por
eles.
Ao
final do projeto os alunos produzirão um texto onde devem relacionar as
questões aprendidas sobre o projeto
10. PRODUTO FINAL
O
projeto resultará em apresentação teatral para comunidade, o texto produzido
pelos alunos ficará na escola para trabalhos futuros com outras turmas.
12.
REFERÊNCIAS
Marta Kohl de Oliveira
in Vygotsky – Aprendizado desenvolvimento um processo sócio histórico. Editora
scipione ano1997
Estatuto da criança e
do adolescente – ECA -Lei 8.069/90 Capitulo2 do direito a liberdade, ao
respeito e a dignidade, artigo 17.
Bullying – o que fazer?
Ricardo Brown- ilustrações -Fabiano Salomão Cortez Editora 2008.
Na minha escola todo
mundo é igual-Rossana Ramos, ilustrações de Priscila Sanson Cortez-Editora.
Tudo o que você sempre
quis saber sobre projetos, Abril 2011.
Projeto
Bullying
Didática: Uma
retrospectiva histórica- Ilma Passos Alencastro Veiga.
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