Filme:
Helen Keller e o Milagre de Anne Sullivan
O filme conta a história de Helen Keller
uma criança surdo-cega e sua família, que após várias tentativas de “curar” a
criança da cegueira contratam Anne Sullivan na esperança de que esta possa auxiliá-los
em seu intento.
No entanto, Anne Sullivan vem com outro
objetivo, o de ensinar à menina uma linguagem através da qual possa se
comunicar, usando a língua de sinais na modalidade tátil, ou seja, com o toque
das mãos.
Neste processo Anne enfrenta a família de
Helen que oferece resistência e desacredita de seu método e da capacidade
cognitiva da menina, além do mau comportamento da mesma que viveu durante toda
sua vida sem regras e limites. A professora, porém não se abate diante destas
dificuldades e prossegue na sua jornada, insistindo com a família de que este é
o melhor caminho para Helen, ensiná-la a ser independente e a se comunicar com
o mundo.
O processo de aquisição de linguagem de Helen
é emocionante à medida que Anne vai lhe apresentando as coisas do mundo vemos
suas dificuldades e resistências, mas vemos também sua emoção e alegria a cada
novo aprendizado, a própria família de Helen ao ver seu progresso tenta mudar
seu comportamento em relação a ela tratando-a como uma criança normal, o que
antes era impossível, pois enxergavam nela só a sua deficiência e por isso
tornavam-se permissivos prejudicando suas relações sociais.
A intervenção pedagógica de Anne Sullivan foi
de extrema importância para que Helen se tornasse a intelectual de anos mais
tarde, na chegada da vida adulta.
Assim deve ser o olhar do professor para o aluno com deficiência, enxergando sempre a criança que ele é e o
adulto que poderá tornar-se, tendo a deficiência apenas como uma característica
daquele indivíduo e não como um obstáculo que o impeça de vencer na vida e ser
feliz.
Referências
Helen Keller e o Milagre de Anne Sullivan. Direção: Arthur
Penn, baseado no livro “The Story of my Life” de Helen Keller e na peça teatral
de William Gibson. Filme lançado em 1962.
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