Plano
de aula para Brincadeira Cantada
Cantiga
de roda – “A canoa virou”.
Professora Orientadora Lia Isabel Marques
1. Público
alvo
Educação infantil – crianças
de 03 a 05 anos
2.
Justificativa
O
desenvolvimento da criança e a construção do conhecimento se dão na vivência e no
contato com o outro. É nas relações sociais que a criança vai conhecer a sua
cultura e assim construir a sua identidade.
É por isso que o presente projeto
propõe um contato com a cultura popular, cumprindo a função de um resgate
folclórico ao trazer para o público da Educação infantil a brincadeira de roda
“A canoa virou”.
No ambiente criado por essa
brincadeira, a criança desenvolverá ainda aspectos psicomotores, trabalhando a
musicalidade, a oralidade e o movimento.
3.
Objetivos
3.1 Gerais
- · Resgatar a brincadeira cantada “A Canoa virou”;
- · Valorização da cultura popular;
- · Promover a interação Social.
3.2 Específicos
- · Desenvolver a oralidade;
- · Desenvolver coordenação motora (fina e ampla);
- · Conhecer noções de ritmo e movimento;
- · Conhecer conceitos de quantidade;
- · Trabalhar a memorização;
- · Experimentar os sons;
- · Trabalhar regras.
4.
Procedimento metodológico
- · Roda de conversa (sondagem);
- · Contação de história;
- · Experimentação sonora;
- · Estender o tecido no chão;
- · Cantar a música;
- · Cantar a música batendo palmas;
- · Cada criança cola um peixe no tecido cantando a música;
- · O professor coloca as regras da brincadeira;
- · Levantar o Círculo e segurar o tecido juntos;
- · Girar no sentido horário cantando a canção;
- · Cada vez que uma criança for para o fundo do mar deve ficar embaixo do tecido movimentando os braços;
- · O professor deve questionar onde tem mais crianças, na roda ou no fundo do mar;
- · Quando tiver mais crianças no fundo do mar, começa a segunda parte da canção tirando as crianças do fundo do mar.
5.
Recursos
- · Aparelho de Som;
- · CD com a música;
- · Instrumentos musicais;
- · Chocalhos Recicláveis;
- · Tecido simbolizando o mar;
- · Barquinhos de papel.
6.
Avaliação
Durante a brincadeira será avaliado
a interação da criança, o respeito às regras e ao tempo do outro, se acompanha
o ritmo da música e a memorização bem como possíveis dificuldades motoras.
7. Música
A canoa Virou
Braguinha
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu jogava a Maria
No fundo do mar
Siriri pra cá,
Siriri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
2 º Parte
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a Maria
Do fundo do mar.
8. Referências
Referencial curricular para a Educação Infantil – MEC
referencias
ResponderExcluir